O campeonato caracteriza-se atualmente por 16 rallies e carros 2.0 L turbo com tração nas quatro rodas construídos pelos regulamentos de corrida do World Rally Car correndo em asfalto, cascalho e neve. A potência foi limitada em cerca de 300 bhp (225 kW). Atualmente, entre os carros do campeonato estão incluídos o Citroën C4, Ford Focus, Peugeot 307, Škoda Fabia, Subaru Impreza, e Mitsubishi Lancer Evolution. Citroën, Peugeot, Škoda e Mitsubishi saíram para o campeonato de 2006 e esses carros, embora em uso por equipe privada, não estão em desenvolvimentos futuros. Citroën retornou para o WRC 2007 usando o Citroën C4. Suzuki planeja participar em 2008 usando o SX4.

O WRC era antigamente disputado por carros do Grupo A (restringidos em termos de potência, peso, tecnologia e custo total) e do Grupo B (carros tunados). Porém, por causa da grande potência, falta de confiança e acidentes fatais na temporada 1986, o Grupo B foi permanentemente banido. Posteriormente, em 1997, o carros do Grupo A evoluiram nas especificação de carro da WRC, para alivia o desenvolvimento de novos carros e trazer novas formas de competição.

O World Rally Championship WRC também possui classes chamadas Production Car World Rally Championship, algo como campeonato de produção de carros de rally, e o Junior World Rally Championship. Porém para 2007 o JWRC não tem nenhum evento fora da Europa então agora é conhecido apenas como Junior Rally Championship, JRC.

 Ficheiro:Petter Solberg - 2006 Cyprus Rally.jpg

 

Free Web Hosting